Literatura
Foto: http://www1.umassd.edu/
Alfred Lewis

NOME

1902-04-30

DATA DE NASCIMENTO




Romancista, contista, poeta e dramaturgo, Alfred Lewis (Alfredo Luís) nasceu a 30 de abril de 1902 na freguesia da Fajãzinha, ilha das Flores - Açores. Seu pai, baleeiro e pesquisador de ouro, permaneceu nos Estados Unidos da América o tempo suficiente para adquirir a cidadania e assim garantir o futuro dos filhos.

Emigrou para os Estados Unidos em 1922, aprendeu inglês e estudou Direito, tendo-se tornado juiz municipal e homem de negócios em Los Banos.

Estudou ainda escrita criativa na Universidade de Colorado em 1940.

Lewis foi o primeiro e único imigrante português a conquistar a atenção do vasto público de língua inglesa. É autor de contos publicados numa revista literária de prestígio nacional, Prairie Schooner, tendo estes relatos dramáticos merecido, dois anos seguidos, em 1949 e 1950, referência numa antologia de grande renome, "The Best American Short Stories". Foi, no entanto, a publicação do romance "Home is an Island" (Minha Ilha, Minha Casa) pela prestigiada editora Random House, em 1951 – obra que teve recensões nos grandes jornais americanos, inclusive no New York Times – que confirmou Lewis como o escritor imigrante português de maior renome nos Estados Unidos. Mais de meio século depois, a editora EDEL Portugal proporciona ao público português a obra-prima de Alfred Lewis numa tradução que capta a magia e a força poética do original em inglês.

É considerado o mentor dos escritores lusodescendentes. Através da escrita soube transmitir a sua “visão extraordinária” sobre as vivências e o mundo rural açoriano no Vale de San Joaquim, na Califórnia.

Lewis é também autor de um romance póstumo: “Sixty Acres and a Barn”.

Faleceu em 1977, em Los Banos, Califórnia.


BIOGRAFIA

Estados Unidos da América

PAÍS

Califórnia

ESTADO / PROVÍNCIA

Los Banos

CIDADE


www.flad.pt/?no=3000001567:12062010
repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/.../DonaldWarrin_p59-72.pdf

FONTE