Ilustração
Foto: Cedida por John Mattos
John Mattos

NOME

1953-04-17

DATA DE NASCIMENTO


www.johnmattos.com

SITE



John Mattos é neto de emigrantes açorianos, oriundos das ilhas do Pico e S. Jorge que, no início do século XX, se radicaram em Alvarado (atual Fremont), localidade onde, ainda hoje, existe uma importante comunidade de origem portuguesa.

Este açordescendente é um dos artistas luso-americanos, na área da ilustração, de maior sucesso nos Estados Unidos. A excelência gráfica dos seus trabalhos foi reconhecida com centenas de prémios, atribuídos por diversas revistas da especialidade. Foram-lhe atribuídas também medalhas de Ouro pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque, pela \"New York Art Diretor´s Club\" e de Prata, pela Sociedade de Ilustradores de Los Angeles.

O seu trabalho pode ser visto em grandes revistas norte-americanas, como a Time, Newsweek, Forbes, Fortune, Town and Country Reader’s Digest Graphis (Seleções). Entre os seus principais clientes estão Arnold Schwarzenegger, David Copperfield, Microsoft, Disney e a Nike.

Desenvolveu também projetos institucionais, desde consultoria para Harvard, Stanford, Art Center College, NYU, à Universidade de Boston, Massachusetts Institute of Technology, Universidade do Pacífico, Brigham Young University .

Lecionou nas University of California, University of Berkeley, Stanford University, The Community College of Allegheny County (CCAC), School of Visual Arts (SVA), em Nova York. Participou em seminários na Chico State e University of California, em Santa Cruz. Foi docente de ilustração e desenho em The Anza College, Academy of Art University, California College of Arts and Crafts e possui um certificado de ensino profissional do Estado da Califórnia.

Ilustrador de eleição dos correios norte-americanos, criou o seu 11º selo, que foi posto em circulação, em 2011.

Também foi o artista gráfico escolhido, pelo Serviço de Parques dos EUA, para conceber o cartaz das comemorações do 75º aniversário da Goden Gate Bridge.

Os trabalhos deste artista estão também presentes na música e no cinema.

Os cartazes de promoção dos filmes \"The Rocketeer\", \"Indiana Jones, o Templo Perdido\" e uma ilustração da maratona de Londres usada em \"Jerry Mcguire\", são algumas das criações deste ilustrador para o cinema. Os desenhos em várias t-shirts para bandas americanas de música rock dão conta da sua intervenção na área da cultura.

Para além do desenho, arte que pratica desde os três anos, dedica-se ainda ao ensino. É consultor de várias universidades norte-americanas e mantêm uma atividade permanente na Columbia University, em Nova Iorque.


BIOGRAFIA

Estados Unidos da América

PAÍS

Califórnia

ESTADO / PROVÍNCIA

San Francisco

CIDADE


http://www.johnmattos.com/bio.php
www.portuguesetimes.com
http://revistazas.com.br/artistas/john-mattos-ilustracoe.
www.sfgate.com/.../John-Mattos-Golden-Gate-

FONTE