Religião
Foto: Cedida por Jose Avelino Bettencourt
José Avelino Bettencourt

NOME

1962-05-23

DATA DE NASCIMENTO


www.lusitanum.org

SITE



Monsenhor José Avelino Bettencourt nasceu a 23 de maio de 1962, no lugar da Beira, Vila das Velas, Concelho de Velas, ilha de S. Jorge – Açores e, em 1965, emigrou com a família para o Canadá, tendo-se estabelecido na cidade de Ottawa. Em 1985, obteve o bacharelato em Letras (B.A. honours – história e geografia) da Universidade de Ottawa; Na mesma cidade, frequentou o Colégio Dominicano de Filosofia e Teologia; em 1991, tirou o Bacharelato em Teologia na Universidade de São Paulo (Ottawa); A 29 de junho de 1993, recebeu as ordens sacerdotais e foi incardinado na Arquidiocese de Ottawa, tendo trabalhado, pastoralmente, em duas paróquias da citada arquidiocese: na Holy Redeemer Parish e na Igreja Nacional Portuguesa do Senhor Santo Cristo.

Entre 1995 e 1999, frequentou, em Roma, a Pontifícia Universidade Gregoriana, onde conseguiu o doutoramento em Direito Canónico. De 1997 a 1999 frequentou, na referida urbe, a Pontifícia Academia Eclesiástica, onde concluiu a formação para o serviço diplomático da Santa Sé.

Foi nomeado, pelo Santo Padre Bento XVI, chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, substituindo, nestas funções, D. Fortunatus Nwachukwu, nomeado a 13 de novembro de 2012, Núncio (embaixador da Santa Sé) na Nicarágua.

Diplomata de carreira da Santa Sé, este presbítero ocupa um alto cargo na estrutura da diplomacia do Vaticano, dispondo do título de Conselheiro da Nunciatura (equivalente a Conselheiro de Embaixada). Homem de grande cultura, conhecedor das línguas inglesa, francesa, espanhola, italiana e portuguesa, entrou ao serviço diplomático da Santa Sé, a 1 de julho de 1999.

Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, Monsenhor José Avelino Bettencourt passou à secção do Vaticano para as relações com os Estados.

O departamento de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, para além das relações com o corpo diplomático, encarrega-se dos procedimentos relativos à admissão de novos embaixadores.

De 2003 a 2012 colaborou na pastoral da paróquia romana de S. Roberto Belarmino na zona do Parioli. Em 2013, foi distinguido com a Comenda da Ordem de Cristo por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal António Cavaco Silva, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Apesar de ter deixado S. Jorge, há 48 anos, Monsenhor Bettencourt tem mantido contacto com os Açores. Em agosto de 2010, presidiu às cerimónias de reinauguração do órgão de tubos da igreja do Guadalupe, na ilha Graciosa, que é o segundo mais antigo dos Açores.

No verão de 2011, visitou as ilhas de S. Jorge, Pico, Terceira e S. Miguel.


BIOGRAFIA

Republica da Italia

PAÍS

Vaticano

ESTADO / PROVÍNCIA

Roma

CIDADE


Mons. Jose Avelino Bettencourt
viadeiportoghesi.blogspot.com/.../parabens-ao-monsenhor-bettencou
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=93254
http://www.diarioinsular.com/?year=2012&month=11&day=15

FONTE