Educação
Foto: Francisco Cota Fagundes
Francisco Cota Fagundes

NOME

1944-04-28

DATA DE NASCIMENTO


http://people.umass.edu/fagundes/

SITE



Francisco Cota Fagundes nasceu na freguesia da Agualva, Concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores e emigrou para os Estados Unidos da América, em 1963.

Tendo feito apenas a quarta classe no seu país de origem, frequentou o Los Angeles Valley College (1967-1970), em Van Nuys, Califórnia e a Universidade da Califórnia, Los Angeles (1970-1976), obtendo o seu doutoramento (PhD) em Línguas e Literaturas Hispânicas, em 1976.

Professor de Português na Universidade de Massachusetts Amherst, onde leciona desde 1976, já assinou, coordenou, co-coordenou, traduziu e co-traduziu 28 livros (alguns deles permanecendo inéditos). Entre eles, assinou A Poet’s Way with Music: Humanism in Jorge de Sena’s Poetry (1988), Metamorfoses do Amor: Estudos sobre a Ficção Breve de Jorge de Sena (1991), In the Beginning Thee Was Jorge de Sena’s GENESIS: The Birth of a Writer (1992), Desta e da Outra Margem do Atlântico: Estudos sobre Literatura Açoriana e da Diáspora (2003), “Sou um Homem de Granito”: Miguel Torga e Seu Compromisso (coord.; 1997), Um Passo Mais no Português Moderno: Gramática Avançada, Leituras, Composição e Conversação (2004; 2ª edição 2010), Oral and Written Narratives and Cultural Identity: Interdisciplinary Approaches (co-ed.; 2007), Narrativas em Metamorfose: Abordagens Interdisciplinares (co-coord.; 2009), and Jorge de Sena Cá e Lá: Novas Perspectivas, 30 Anos Depois (co-coord.; 2009).

Também publicou A Lagoa dos Castores e Outras Narrativas da Minha Diáspora (2010), No Vale dos Pioneiros: Narrativas da Minha Diáspora (2008) e Hard Knocks: An Azorean-American Odyssey (memoir) (2000). Tradutor para o inglês de Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio e de O Barão, de Branquinho da Fonseca e co-trandutor dos volumes de poesia Metaformoses e Arte de Música, de Jorge de Sena.

Recentemente traduziu a sua própria autobiografia para o português, assim como as autobiografias de emigrantes açorianos The Open Door (A Porta Aberta), de Laurinda Andrade and Never Backward (Para Trás Anda o Caranguejo), de Lawrence Oliver. Francisco Cota Fagundes tem pronta uma segunda autobiografia inspirada pela luta do seu filho, Evan Anthony, contra um tumor no cérebro: ‘Not Born to Be Happy’: A Journey Through Darkness".

É autor de cerca de 70 artigos editados em revistas científicas e livros, e já apresentou mais de uma centena de comunicações sobre áreas da sua especialidade nos Estados Unidos, Portugal, Brasil e Espanha.

As suas principais áreas de interesse atual são a Poesia e o Conto Contemporâneos; a Narrativa Oral e Sua Representação Literária; Literatura e Identidade; a Diáspora Portuguesa , com particular relevo para as Literaturas da Emigração e Étnica nos Estados Unidos; Literaturas da Macaronésia; Literatura de Viagens Moderna; a Interrelação das Artes (poesia e música, literatura em geral e artes visuais).

Está a organizar, com Susana Antunes, um volume de estudos senianos em honra de Dona Mécia de Sena – Trinta e Tantos Anos de Devoção: Estudos Senianos em Honra de Mécia de Sena.

Já orientou, e está a oreintar, várias teses de doutoramento sobre literatura portuguesa, dos PALOPs e Luso-Americana.

Francisco Fagundes foi distinguido com a Comenda do Infante Dom Henrique, atribuída pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 2001.


BIOGRAFIA

Estados Unidos da América

PAÍS

Massachusetts

ESTADO / PROVÍNCIA

Amherst

CIDADE


tp://www.umass.edu/spanport/people/profiles/Fagundes.html

FONTE