Fotografia
Foto: Orlando de Azevedo
Orlando Manuel Monteiro de Azevedo

NOME

1949-05-12

DATA DE NASCIMENTO


http://www.orlandoazevedo.com.br

SITE



Orlando Manuel Monteiro de Azevedo nasceu no dia 12 de maio de 1949, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, tendo chegado ao Brasil em 1963.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1980, Orlando de Azevedo dedica-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais, assim como, à criação autoral no seu estúdio em Curitiba. É especializado em expedições e projetos de longa duração.

É colaborador de várias revistas brasileiras e estrangeiras, tendo participado ativamente em exposições coletivas e individuais no Brasil e noutros países.

Foi diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba (1993-96), tendo criado a Bienal Internacional de Fotografia e o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba. Em 1994, realizou a exposição “A Revolta”, do artista Franz Krajcberg, visitada por mais de um milhão de pessoas.

Em 1998, foi considerado artista português de destaque no universo das artes visuais pelo Ministério das Relações Exteriores e Secretaria das Comunidades Portuguesas. Nesse mesmo ano, representou o Brasil no fórum de debates durante o encerramento do Mois de la Photo, exposição internacional de fotografia em Paris. Em 2003, recebe o prémio Talento do Paraná. Dois anos depois, a Câmara dos Vereadores de Curitiba confere-lhe o certificado de Honra e Mérito pela sua participação na Comunidade Portuguesa em Curitiba e na cultura local. Em 2007, venceu o prémio cultura e divulgação Cidade de Curitiba. Ainda neste ano, foi um dos três finalistas mundiais no campo das artes para portugueses radicados no exterior.

Ao longo da sua carreira já publicou 10 livros, o último deles intitulado “Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Largamar”, um seguimento do projeto “Expedição Coração do Brasil”, iniciado em 1999.


BIOGRAFIA

Brasil

PAÍS

Paraná

ESTADO / PROVÍNCIA


Informação cedida pelo próprio.

FONTE